segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alegria no servir!





"Não basta fazer a vontade de Deus é preciso fazê-la com alegria!"
(São Francisco de Salles).



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

É preciso ser Luz!


"É frequente observares fios elétricos ao longo da estrada. Se a corrente não passa por eles, não há luz, o fio é o que somos tu e eu. A corrente elétrica é Deus. Temos o poder de deixar passar através de nós e, assim, fornecer ao mundo a luz, que é Jesus, ou de recusarmos que Ele se sirva de nós, permitindo, com isso, que a escuridão se alastre!"( Madre Tereza de Calcutá)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Medalha de São Bento e o pequeno exorcismo..

A vida de São Bento foi profundamente marcada pela radicalidade num rompimento definitivo com os prazeres do mundo, profundíssima espiritualidade, prodígios extraordinários e destemida batalha espiritual. Fundador da grande ordem religiosa dos Beneditinos, monges e monjas que se consagram a Deus vivendo os princípios das regras Beneditinas:  “Ora et Labora”, traduzindo Oração e trabalho, santificam o homem. Com o demônio, Bento teve que lutar muitas vezes o descreve como “figura de fogo, horrendíssima, a chispar lume pelos olhos contra ele”. Em seus ensinamentos sobre esta batalha contra o demônio, Bento enfatiza que o mais importante e urgente é que o homem reaja contra as tentações.
Para se ter idéia da grandiosidade da obra Beneditina basta saber que este berço gerou para a Igreja vinte e três papas, cinco mil bispos e cerca de três mil santos canonizados. (trecho do livro São Bento – Um monge caminha conosco, de Ricardo Sá).
Precisamos conhecer os símbolos da Medalha, pois muitas vezes usamos sem conhecer o verdadeiro significado.
Rezemos, pedindo a Deus a libertação de todos os males:
Explicação do verso:
Nas antigas medalhas aparece, rodeando a figura do santo, este texto latino em frase inteira: Eius in obitu nostro presentia muniamur. “Que a hora de nossa morte, nos proteja tua presença”. Nas medalhas atuais, freqüentemente desaparece a frase que é substituída por esta: Crux Sancti Patris Benedicti, ou, todavia, mais simplesmente, pela inscrição: Sanctus Benedictus.
Explicação do reverso:
*Em cada um dos quatro lados da cruz: C. S. P. B. Crux Sancti Patris Benedicti. Cruz do Santo Pai Bento. *Na vertical da cruz: C. S. S. M. L. Crux Sacra Sit Mihi Lux. Que a Cruz Sagrada seja minha luz.
*Na horizontal da cruz: N. D. S. M. D. Non Draco Sit Mihi Dux. Que o demônio não seja o meu guia. *Começando pela parte superior, no sentido do relógio: V. R. S. Vade Retro Satana. Afasta-te Satanás – N. S. M. V. Non Suade Mihi Vana. Não me aconselhes coisas vãs – S. M. Q. L. Sunt Mala Quae Libas. É mau o que me ofereces – I. V. B. Ipse Venena Bibas. Bebe tu mesmo teu veneno.
Na parte superior, em cima da cruz aparece a palavra PAX e nas mais antigas IE
Clique embaixo em comentários e deixe os seus pedidos de orações.
Pequeno exorcismo da medalha de São Bento:
A Cruz Sagrada seja minha luz,Não seja o dragão meu guia.Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs.É mau o que ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos. Amém.
Oração da Igreja: Ó Deus, que fizestes o abade São Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém
Minha benção fraterna.
Padre Luizinho, Com Canção Nova.

10 conselhos de Bento XVI aos jovens!



1) Conversar com Deus
“Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: “Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar”. Durante estes dias (de Jornada Mundial da Juventude) podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.
2) Contar-lhe as penas e alegrias
“Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o ‘direito de vos falar’ durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.
3) Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso ‘sim’ ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.
4) Estar alegres: querer ser santos
“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (…). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.
5) Deus: tema de conversa com os amigos
“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.
6) No Domingo, ir à Missa
“Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente”.
7) Demonstrar que Deus não é triste
“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não”.
8) Conhecer a fé
“Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura”.
9) Ajudar: ser útil
“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes”.
10) Ler a Bíblia
“O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir.Lendo-a, aprendereis a conhecer CristoSão Jerônimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’”.
Fonte: opusdei.org.br

sábado, 14 de maio de 2011

As tres descobertas de PAulo

Pela terceira semana consecutiva estamos celebrando a Pascoa e na primeira leitura dessa Santa Missa, nos é apresentado em Atos dos Apóstolos a conversão de São Paulo, e por meio desta conversão houveram muitos frutos importantes na vida da igreja.

São Paulo em sua época, via que estava surgindo uma nova “seita, o cristianismo” que ia contra a religião judaica na qual ele era embaixador. Porque para os judeus, acreditavam que o ser humano era o salvador de si mesmo, através de suas boas obras, mas esta “seita” por sua vez, afirmava que a salvação só era obtida por meio de Jesus Cristo, porque Ele é o salvador. Por isso que Paulo queria destruir os cristãos de qualquer forma, a uma certa altura dos acontecimento, Paulo obteve dos sumos sacerdotes uma cartas de recomendação para aprisionar todos os cristãos que ele encontrasse pelo caminho.

E olha que interessante, antes de serem chamados de cristão eles eram chamados de os “seguidores do caminho,” e interessante é que os seguidores de Jesus são chamados a percorrer no mundo o novo caminho, o caminho do seguimento de Jesus.

Mas quando Paulo esta se aproximando de Damasco, Jesus aparece para Paulo, não com um aspecto humano, mas aparece para ele como uma luz resplandecente.

Nesse caminho para Damasco Paulo fez três descobertas importantes. Primeiro Paulo descobriu a originalidade de Jesus. Ele descobriu que Jesus era diferente de todo os profetas e fundadores de religião, porque todas eles estavam mortos encerrados no passado, e Paulo descobriu que esta Jesus esta vivo e Ressuscitado em meio a nós. Segunda descobertas, Paulo descobriu a originalidade da Igreja, a Igreja é uma comunidade viva, uma comunidade de graça e salvação e que ela forma uma totalidade e que mais tarde vai chamar a Igreja de corpo místico de Cristo. Logo perseguir a Igreja é perseguir o próprio Cristo.

E a terceira descoberta é que a Igreja é universal e espiritual. A sua conversão não é obra humana mas sim por obra da graça de Deus. Nossa vocação é obra divida, é um chamado de Deus. Deus nos chamou para sermos apóstolos de Cristo.
Paulo encontrou com Jesus a caminho de Damasco e nós podemos encontrar Jesus todos os dias na Eucaristia.

Jesus Cristo mesmo diz: “minha carne é verdadeira comida e meu sangue verdade bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e Eu nele. Quem come a minha carne e bebe o meu Sangue terá a vida eterna”.

“O corpo alimentado pela eucaristia está destinado de um modo mais profundo à ressurreição” São Justino

Quando os judeus ouviram este realismo a respeito da eucaristia eles voltaram atras no seguimento de Jesus. E esta crise que foi gerada também no coração dos discípulos de Jesus, quando Ele afirmou: “a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida” e muitos deles voltaram atras, mais Jesus não voltou atrás e perguntou aos discípulos: “e vocês não querem também voltar atrás?”E São Pedro disse: “ A quem iremos senhor só tu tens palavra de vida eterna!

Pedro compreendeu que as palavra de Jesus não eram meramente humanas mas eram cheias do Espirito Santo.

A eucaristia é sobretudo um sacramento onde Cristo permanece conosco. A eucaristia é o Emanuel é o Deus conosco.

Já afirmava o Beato João Paulo II em sua encíclica: ”A igreja da Eucaristia” “Eucaristia é o supremo bem da Igreja”. A Eucaristia é o sacramento pascal por excelência.

A eucaristia nos sustenta para que podemos amar o outro até o extremo como fez Jesus na cruz.

Hoje também celebramos a memória de nossa Senhora de Fátima ela pareceu em Fátima em 1917 a três pastorinhos e sua principal mensagem é o incentivo à oração do rosário e a conversão.

No rosário contemplamos e meditamos os principais acontecimentos e mistérios da vida de Jesus e de Nossa Senhora.

No rosário enquanto saldamos Nossa Senhora e meditamos o evangelho e somos ajudados por nossa Senhora.

Rezando o rosário meditamos o evangelho e somos auxiliados pela Virgem Maria à obedecer a Palavra de Cristo.

E também estamos recebendo Nossa Senhora de Nazaré aqui Deus enviou seu filho ao mundo no qual nasceu de uma mulher A missão de Nossa Senhora é conduzir todas as pessoas às Cristo. Que Nossa Senhora de Nazaré abençoe todas as pessoas que participaram e irão participar conosco nesses dias de congresso.

Dom Benedito Beni
Bispo da diocese de Lorena (SP)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta-feira Santa!

"Como ovelhas estavamos todos perdidos, cada qual ia em frente por seu caminho. 
Foi então que o Senhor fez cair sobre ele o peso dos pecados de todos nós."(Is53,6)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Precisa-se de Santos!


Precisamos de Santos sem véu  ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. 
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man. Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

(João Paulo II)
 
 

João Paulo II, nosso Santo!


No dia 01 de maio acontece a beatificação de João Paulo II. A beatificação é o reconhecimento feito pela igreja de que a pessoa acolheu e viveu intensamente a Palavra de Deus e por isso se encontra junto de Deus, em estado de bem aventurança, e pode interceder por aqueles que a ele recorrem em oração!
João Paulo II é o Papa Missionário, desde a primeira visita dele ao Brasil, no final de junho e inicio de julho de 1980, ele foi muito amado por todos.
No dia 13 de maio de 1981, durante a celebração de NOssa Senhora de Fátima, JPII* enfrentou o seu maior desafio de amor e fé. Na audiência na Praça São Pedro, dois tiros da arma de um estrangeiro atingiram o Papa deixando a multidão apavorada. Seriamente ferido, JPII ainda mostrou o quanto a dor, iluminada pela fé, é uma benção preciosa de salvação. Um ano depois do atentado, já recuperado, JPII foi à Fátima para agradecer a Nossa Senhora pela sua proteção. Lá ele colocou na coroa de NOssa Senhora uma das balas que foi retirada do seu corpo.
Em 1983, ele surpreendeu o mundo inteiro ao ir encontrar, na prisão, o homem que havia atirado nele e expressou o seu perdão. JPII fez muitas viagens pelo mundo para encontrar as pessoas, e por onde passou levou a benção, o carinho e a Paz de Deus.
Quando foi eleito Papa em 1978, ele só tinha 58 anos de idade, depois de 27 anos de pontificado, já com mais de 80 anos, o seu corpo estava cada vez mais debilitado. No dia 02 de abril de 2005, às 21h30, JPII faleceu. O seu funeral foi uma das maiores celebrações de todos os tempos. Na vigilia da 10ª JMJ**, em 2000, realizada em Roma, o Papa falou aos dois milhões de jovens presentes: "Quando o jovem busca ser feliz de verdade é a Cristo que está procurando!" E disse: "Na realidade, é Jesus quem buscais quando sonhais com a felicidade. Ele é a beleza que tanto vos atrai; é Ele quem vos provoca com aquela sede de radicalidade que não vos deixa ceder a compromissos. É Jesus quem suscita em vós o desejo de fazer da vossa vida algo de grande, a vontade de seguir um ideal!"
Na celebração do seu funeral, a multidão aclamava em coro, em italiano "Santo subito", que quer dizer "Santo já!" O Papa JPII se "agarrou" no terço e contruiu a sua casa sobre a rocha da Palavra de Deus, por isso se tornou santo.

Vamos juntos, trilhar esse caminho de santidade que o Papa JPII fez para que um dia também nós possamos experimentar a alegria do Céu eternamente!!

Oração para pedi favores pela intercessão do Servo de Deus João Paulo II
Ó Trindade Santa, nós vos agradecemos por ter dado à Igreja o papa João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiado totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna convosco. Segundo a vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém

*JPII- João Paulo II
**JMJ-Jornada mundial da juventude.